quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Entrevista - Fernanda Belém


 Fernanda e fã
Pessoal, quando abri a seção de entrevistas com autores não imaginei ser tão feliz nisso. Sinceramente, entrevistar escritoras tão simpáticas e gentis, e ser recebido dessa forma realmente é muito inspirador. Aguardem, portanto. Mais entrevistas logo virão, e algumas já estão até marcadas.
Resta-me, então, agradecer a você que está lendo este post, e apresentar a entrevistada de hoje. O Dia de Leitor se orgulha de  tê-lo por aqui.
Bem, deixando de lado tudo isso, vamos falar sobre Fernanda Belém, uma jovem escritora da Novo Século Editora, Formada em Jornalismo e Autora do romance “Louca por Você” (resenhas aqui). Simpática como sempre, Fernanda superou barreiras virtuais e respondeu à dez perguntas feitas pelo blog.


1.      D. L. - Gosto sempre de começar com essa pergunta: Quando surgiu a escritora Fernanda Belém?

F. B. – Acho que desde pequena existiu uma escritora em mim. Minha mãe foi a principal responsável por tudo isso. Ela sempre me apoiou, lia para mim quando eu era bem novinha e assim a literatura foi sendo cada vez mais encantadora para mim. Cresci apaixonada pelos livros. Sempre sonhava em escrever o meu livro. Mas foi somente com 26 anos que a coragem realmente apareceu e eu sentei para começar a contar a minha primeira história.


2.      D. L. – Não posso deixar de fazer essa pergunta: De onde surgiu a ideia de um “Reencontro amoroso” que muda a história da vida de uma pessoa? Inspirou-se em você mesma ou em outras pessoas?

F. B. – O Louca Por Você tem um pouco de mim e de muitas outras pessoas. Nunca sofri como a Renata (a protagonista), mas já vi muitas amigas e amigas de amigas passando por vários conflitos por conta de algum amor mal resolvido. Acho que isso faz parte do amadurecimento e cada um segue um caminho, faz uma escolha. Coloquei a Renata para sofrer bastante, para poder fazer com que muitas pessoas pudessem refletir melhor sobre erros e acertos. Deu certo. Desde que foi lançado, já recebi diversos e-mails de pessoas contando como se identificaram com a Renata e como estavam pensativas ao terminarem a leitura.


3.      D. l. Dizem que o romance é uma das áreas mais escritas hoje em dia. Alguma vez teve medo de abordar temas já tão usados, e parecer clichê?

F. B. – Não tive medo. Na verdade, o meu livro foge um pouco dos clichês. Ele não é um livro de mocinhas e mocinhos. É um livro mais realista, não é muito como um conto de fadas. A história pode até parecer como a de tantas outras, mas quem lê, diz que é bem diferente. Desperta diversos sentimentos por ser mais próxima do mundo real.


4.      D. L. – Por mais que tentemos, nós, escritores, jamais conseguimos deixar de deixar um pouco de nós na história, seja nos jeitos de um dos personagens ou na própria trama. Alguma vez, porém, você se obrigou a não ser tão pessoal com as aventuras ou desventuras de seus personagens?

F. B. – Sim. Para construir os personagens, me baseei em pessoas próximas ou até mesmo em mim. Mas isso, apenas na construção dos personagens. Depois do primeiro capítulo, cada um seguiu a sua própria história e sua própria personalidade. Até me surpreendi com isso quando estava escrevendo. Parece que deixamos de ser “o criador” e passamos apenas a contar o que aqueles personagens querem dizer ou fazer.

5.      D. L. – se pudesse voltar no tempo, mudaria algo na sua história ou a deixaria exatamente como está hoje?

F. B. – Deixaria exatamente como ela está. Algumas pessoas gostariam de um final diferente, mas aí deixaria de ter o propósito – pés no chão – e viraria um conto de fada. E não é isso que eu queria passar para os leitores. Sempre li muitos livros que mostram uma vida perfeita, tudo se resolve fácil e não é bem assim que as coisas acontecem. Ficava pensando nas pessoas que sofrem de amor – e não são poucas – e pensava: preciso escrever um livro para elas.
  
6.      D. L. – Seu livro foi lançado por uma das editoras que mais publica no momento. Quais foram as suas maiores dificuldades até chegar à Novo Século?

F. B. – A espera. Esperar por uma resposta, depois de ter o livro pronto é a coisa mais angustiante do mundo.  Já estava pronta para ouvir “não” de algumas e sabia que isso iria acontecer. Sempre leio diversos autores contando como não é fácil o caminho da publicação. Mas acredito que se a gente fizer um bom trabalho, conseguimos alcançar o nosso objetivo.

7.      D. L. – Você faz parte de um grupo literário que reúne outras ótimas escritoras. Como concilia isso, e como é a sua relação com elas?

F. B. – É MARAVILHOSA!! Sou muito feliz com esse grupo. Sabe quando você encontra pessoas que possuem uma afinidade enorme com você?! Foi isso que aconteceu. São todas queridas, cheias de sonhos, apaixonadas pela literatura e doidas para espalhar por todos os cantos do Brasil a paixão pelos livros. Sinto um prazer enorme quando estou com elas, nossas reuniões duram mais de 4, 5 horas, de tanto que conversamos. Além de companheiras literárias, são minhas grandes AMIGAS.
  
8.      D. l. -Dizem que há sempre um pouco de loucura no amor, mas que há sempre um pouco de razão na loucura. Você concorda?

F. B. – Com certeza. Quando a pessoa está apaixonada, ela sempre com os pés nas nuvens. A paixão faz as pessoas flutuarem e fogem um pouco da realidade. Mas isso não é ruim. Se acontecer na medida certa é gostoso. 

9.      D. L. – O que mudou na sua vida após a publicação de “Louca por Você?

F. B. – Conheci pessoas incríveis. Fiz amizades com blogueiras, escritoras, leitores... E, o principal, realizei o meu sonho de visitar escolas e divulgar o prazer de ler para diversos alunos.


10.  D. L.- Defina seu livro numa frase

F. B. – Que difícil! O Louca Por Você é um livro para todos aqueles que já tiveram um verdadeiro e grande amor.


 Sendo assim, pessoal, o Dia de Leitor agradece a visita, e, mais ainda, agradece a autora pela paciência e motivação.
Um dia de leitura à todos =D J J

 Entrevista feita por: Kaio Rodrigues

9 comentários:

Renata Martins disse...

Adorei!!! A Fernanda é maravilhosa, admiro ainda mais agora!!! Bjs Kaio e parabéns pelo seu trabalho maravilhoso.

She disse...

Olá, olá! Primeiramente prazer, vi a divulgação desse post no Face e vim conferir. A Fernanda é uma graça, a conheci em dois dos eventos que ela participa com ouros autores e adorei conhecê-la. No segundo evento tive a oportunidade de conhecê-la mais um pouquinho, chegar pertinho, comprar ser livro, pedir autógrafo, que foi feito com todo carinho, e abraçá-la. O livro dela está aqui me olhando, mas ainda não consegui ler, mas irei assim que der, pois estou supercuriosa e tenho certeza que vou adorar. Desejo sorte e muito SUCESSO pra Fê e pra você Kaio parabéns pelas perguntas, entrevista e pelo blog.
Beijo, beijo aos dois!
She

Agatha de Assis disse...

Gostei. ;)Está escritora parece ser maravilhosa e super simpática, né?
Parabéns a escritora e ao meu amigo Kaio pela entrevista!

Entre Dois Mundos disse...

Olá! Adorei a entrevista. A Fernanda parece ser muito legal.
Bjs, Lígia Miraglia.

Marcia Rubim disse...

Ótima entrevista!!! A Fernanda é uma escritora apaixonada pelo que faz, um doce de pessoa e minha parceirona de grupo (amo!), então, seria até suspeito falar muito... rsrs De qualquer forma, quero dizer que já li o Louca Por Você e o considero imperdível!
Beijos nos dois e sucesso!!!

Unknown disse...

Adorei, parabéns Kaio pela entrevista e parabéns a Fernanda Belém pelo trabalho. Escrever realmente é muito bom! Sucessos. Beijos Lilian Reis.

Marcia Lopes Lopes disse...

Adorei! E isso dela visitar escolas para divulgar é muito lindo, pois é lá mesmo que estão os leitores futuros, parabéns a autora.
E bjs a vc Kaio por nos proporcionar essa entrevista.

http://mundoliterando.blogspot.com.br/

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Oie adorei a entrevista....já ouvi falar desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Parabéns ao blog pelas belas perguntas e a autora pelas excelentes respostas.

Beijokas Elis
<a href="http://amagiareal.blogspot.com.br/>A Magia Real</a>

Kezia Martins disse...

Oi.
Adorei a entrevista.
A Fernanda é muito simpática.
Eu a conheci em um evento do Entre Linhas e Letras que eu fui.
Ela é um amor de pessoa. Estou louca para ler o livro dela.
Beijinhos,
http://fulanaleitora.blogspot.com.br

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates